DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA  
 
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Orientações para a submissão de artigos


  • Os artigos devem ser submetidos à RC&F através do Sistema ScholarOne Manuscripts hospedado no SciELO – Scientific Eletronic Library. É importante o preenchimento correto e a conferência dos metadados durante a submissão. O artigo de autoria múltipla deverá ser submetido no sistema ScholarOne, segundo a ordem de contribuição dos autores e todos devem estar cadastrados individualmente no sistema;

  • Os artigos devem ser submetidos SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto. Para isso, deve ser retirado do artigo quaisquer informações que facilitem a identificação do autor, como, por exemplo, agradecimentos;

  • As informações sobre a autoria (nome completo do autor principal e todos os coautores, instituição, departamento, e-mail, país, estado e cidade) deverão ser registradas no cadastro do sistema;

  • É necessário verificar a conformidade do processo de submissão do sistema ScholarOne e dos itens da estrutura do trabalho listados abaixo. As submissões que estiverem com os registros dos metadados incompletos serão rejeitadas.

  • Tutorial em inglês com instruções aos autores para uso do sistema ScholarOne em: http://mchelp.manuscriptcentral.com/gethelpnow/training/author/

    A estrutura do trabalho, deverá ser constituída na seguinte ordem:

    • Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ter o máximo de 100 caracteres contando espaços e ser suficientemente específico e descritivo;

    • Resumo: Não devem ser usados quadros, enumerações, tabelas, gráficos, ilustrações, equações e fórmulas, além de abreviaturas, siglas, símbolos e, tampouco, citações. O texto do Resumo deve ter o mínimo de 250 e o máximo de 300 palavras. A distribuição das 300 palavras fica por conta do julgamento dos autores em função do que considerarem relevante para o entendimento e uso dos artigos.

      1. Os conteúdos esperados, na ordem colocada abaixo, são:
          Resultados e contribuições do artigo: (texto...);
          Objetivo do trabalho: (texto...);
          Lacuna: (texto...);
          Relevância do tema escolhido: (texto...);
          Impacto na área: (texto...); e
          Metodologia: (texto...).

    • Abstract: Versão do resumo na língua do texto para o idioma Inglês;

    • Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto. Exemplo: Palavras-chave: ética, códigos de ética, gestão

    • Keywords: Versão das palavras-chave na língua do texto para o idioma Inglês.

    • Introdução;

    • Desenvolvimento (identificadas as separações específicas de cada trabalho);

    • Conclusão;

    • Referências bibliográficas: citações no corpo do artigo deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas da 6ª edição da American Psychological Association (APA).

    • Não são aceitas notas de rodapé.

    Formato:
    Não exceder a 32 páginas, incluindo as Referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:

    • Fonte:Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas e figuras);

    • Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;

    • Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;

    • Número de página: no canto superior direito;

    • Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda);

    • Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm);

    • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser editáveis, enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma APA. Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro;

    • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma APA. Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização;

    • Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem;

    • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

    Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em: http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx

    Esclarecimentos Adicionais:

    • É essencial que os autores indiquem o problema de pesquisa e a lacuna na literatura, a(s) contribuição(ões) do artigo e as potenciais implicações da pesquisa. Tais elementos proporcionam ajuda aos Revisores e Editores.

    • O número de autores deve ser de, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Na publicação, a ordem de autoria (autor principal e coautores) será aquela informada no momento da submissão. Entende-se que a mesma esteja de acordo com a contribuição de cada um dos autores.

    • Os artigos serão publicados sempre em dois idiomas, que são português e inglês ou espanhol e inglês. Só serão aceitos trabalhos cujos autores concordem com a versão do seu artigo para a língua inglesa, a ser providenciada pela RC&F, com vistas à publicação no mesmo periódico, ou vice-versa, com a tradução de inglês para o português ou para o espanhol.

    • Os autores, independentemente do número de revisões verificadas, só podem considerar que seus trabalhos serão publicados quando o autor receber a comunicação dizendo que o trabalho FOI APROVADO.

    • Nos casos de trabalhos que passarem por revisões, os autores deverão encaminhar ao Editor-Chefe, um relatório explicitando as alterações efetuadas, bem como uma nova versão do artigo com e sem marcas de revisão.


Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em:
http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx




 

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